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Círculo de Ouro

Propósito

Afinal, o que é Propósito? Segundo o dicionário, Propósito significa:

  1. intenção (de fazer algo); projeto, desígnio.
  2. aquilo que se busca alcançar; objetivo, finalidade, intuito.

Porquê?

O Propósito explica o Porquê de levantar cedo e fazer o que precisa. Ele dá motivação para continuar fazendo as coisas e o direciona para alcançar determinado Objetivo.

O Propósito funciona tanto para Marcas quanto para Pessoas. Cada um deve ter a sua razão de ser, sua causa ou crença que guia seu caminho.

Uma Marca ganha muito mais valor quando ela tem um Propósito que se identifica com as pessoas. Pessoas se relacionam com pessoas, então as Marcas precisam passar credibilidade e confiança. Quando uma Marca mostra que contribui com algo valioso e cumpre a promessa, ela constrói uma conexão de longo prazo.

Uma Marca sempre tem as duas partes – a mente e o coração. A mente responderá mais aos números e dados concretos. O coração responderá à essência – por que a Marca existe e por que é relevante para o consumidor.

Círculo de Ouro

O Círculo de Ouro (Golden Circle) é uma metodologia de Simon Sinek, que se concentra no Propósito e nos ideais das empresas para inspirar em vez de vender. Essa metodologia pode ser aplicada a Marcas de todos os tipos e é um excelente impulsionador de liderança.

O Círculo de Ouro consiste em 3 partes:

  • PORQUÊ (Propósito) Por que a sua empresa existe e qual é o significado por trás da sua existência.
  • COMO (Valores) Como agir para chegar lá. Estratégias, comportamentos, diretrizes que norteiam.
  • O QUE (Missão) O que deve fazer para alcançar seus Objetivos. Tarefas específicas, produtos ou serviços.

Se começar oferecendo o seu produto (O QUE) talvez você nunca consiga resolver o problema central, nem inspirar e agregar um valor relevante. Começando com o Propósito (PORQUÊ) você atingirá o motivo real que está por trás da Marca.

Propósito da Apple

Se a Apple fizesse uma campanha dizendo: “Nós fazemos ótimos computadores, que têm um lindo design com interface amigáveis e fáceis de usar. Quer comprar um?”, eles seriam igual a qualquer outra Marca.

No entanto, eles se comunicam inspirando o consumidor:

“Tudo o que fazemos é acreditar em desafiar o status quo, pensar diferente. Dessa forma, enfrentamos o desafio de fazer produtos bem projetados, lindos, com interface amigáveis e fáceis de usar. Acabamos de lançar um novo computador, quer comprar um?”.

Quando você pensa na Marca Apple, você visualiza o Logotipo da maçã mordida, pensa em tecnologia, inovação, design, nas lojas, nos produtos, no atendimento ao cliente, na comunicação, sente o cheiro de novo, quer tocar…

Conclusão

Antes de criar um Logotipo, sua Identidade Visual ou seus anúncios, defina bem o seu Propósito, pois as pessoas engajarão muito mais com a sua causa. Definir sua Marca em nível estratégico, encontrando a razão de sua existência e o problema que ela resolve, com o objetivo de conectar-se com as pessoas em nível sensorial e emocional. Analisando as partes mais relevantes que compõem uma Marca que vai muito além do Logotipo. E aí, qual é o seu Propósito?

Como faço?

Caso queira mais informações sobre esse assunto ou precise fazer algum Projeto para valorizar a sua Marca, entre em Contato e solicite um Orçamento.

Ao final dessa experiência, sua Marca terá um aumento considerável de valor!