Pular para o conteúdo

MAIS SOBRE

BRANDING

| Saiba como valorizar a sua Marca e gerar melhores resultados através de uma Gestão profissional de Marcas.

O que é Marca (Brand)?

Marca é o principal ativo intangível de uma empresa.

Marca vai muito além de um Logotipo. Para vender melhor, uma empresa não deve vender apenas seus produtos ou serviços, e sim experiências e os benefícios que eles proporcionam. A Apple, por exemplo, vende status, enquanto a Disney vende um sonho. Isso significa que é um conjunto de ações de uma empresa que definem uma Marca. Marcas fortes conseguem unir as expectativas dos Clientes às entregas prometidas, gerando mais Satisfação, mais Clientes e mais Vendas.

Logotipo é a forma mais simples de identificar e diferenciar a Marca.

É fundamental, mas apenas o início da construção de uma Marca forte.

E o que é Branding?

Branding é a Gestão das atividades que ajudam a identificar e diferenciar uma Marca.

O Valor da Marca (Brand Equity) representa a capacidade de se obter, com uma Marca, resultados melhores do que aqueles que se obteria se o mesmo produto ou serviço não fosse identificado por aquela Marca.

O Branding aplica diversas estratégias para aumentar o Valor da Marca. Uma abordagem completa compreende: Avaliação Financeira, Posicionamento, Mix de Marketing, Naming, Logotipo, Elementos da Marca, Narrativa da Marca, Design, Experiência da Marca, Proteção Legal e a medição do Valor da Marca.

Valor da Marca

O Modelo Customer Based Brand Equity (CBBE) ou Valor da Marca Baseada no Cliente divide seu processo de execução em seis pilares, dispostos em forma de uma pirâmide. De baixo para cima: Identidade, Imagem, Desempenho, Sensação, Julgamento e Relacionamento. Cada etapa equivale a uma valorização que a Marca atinge. Inicia com o reconhecimento da Marca e pode ir até a fidelização do cliente.

Valor da Marca

Gestão Estratégica de Marcas

A Gestão de Marcas (Branding) é um conjunto de estratégias criativas que ajudam a agregar valor à Marca, pensado para criar uma melhor experiência do consumidor com a Marca.

Criar uma Marca forte para o seu negócio é importante, por que não importa que tipo de produto, serviço ou escolhas está vendendo, o importante é transmitir uma boa imagem aos possíveis clientes.

Direcione sua comunicação da melhor forma com o seu Público. É importante ser criativo e escolher os melhores canais onde serão passadas essas informações. Para isso, você precisa se destacar para que as pessoas escolham a sua Marca em detrimento da Marca concorrente.

Pontos de Contato

Para uma melhor experiência do usuário com a Marca é preciso passar pelos Pontos de Contato, que são situações onde o possível Cliente conhece a sua Marca. Existem diversas maneiras e todas elas são importantes para consolidar a imagem da Marca.


Alguns Pontos de Contato do seu negócio com o Cliente: Contato Pessoal, Atendimento por Telefone, Email, Whatsapp, Site, Apps, Mídias Sociais, Anúncios Digitais, Papelaria e Material Promocional.

Branding é uma estratégia que ajuda a realizar essas atividades e devem durar por um longo prazo, pois são considerados valores profundos da empresa: Cultura, Personalidade, Posicionamento, entre outros Conceitos.

Áreas de Atuação

O trabalho compreende a elaboração dos pontos de contato, que ajudam a sua Marca a ter um aumento considerável de valor.

A forpix® divide a Gestão Estratégica de Marcas em 4 áreas de atuação com seus respectivos serviços, independente de ordem, pois vai de acordo com a necessidade de cada negócio:

Estratégia de Marca

Branding

  • Estratégia da Marca
  • Registro de Marca


Para iniciar a construção de uma Marca forte precisa de uma pesquisa para entender o modelo de negócio, público, posicionamento, definição do nome, conteúdo e outras Estratégias da Marca para dar uma solução. Essa consultoria para nortear o caminho ideal para sua Marca. Após a Criação do Logotipo é importante fazer o Registro da Marca.

Criação da Marca

LOGO

  • Criação de Logotipo
  • Manual da Marca


Entendendo seus desejos e objetivos, através dos dados do Orçamento, é possível direcionar à Criação de Logotipo, que pode ser Nominativo (nome), Figurativo (símbolo) ou Misto (ambos). O pacote de serviços do LOGO pode ser complementado com a criação de um Manual da Marca, para documentação e padronização do seu uso.

Design

Design

  • Apresentações Visuais
  • Material Gráfico


Existe algumas formas de Apresentações Visuais para divulgação os produtos e serviços da sua Marca à futuros clientes. Você pode optar por fazer uma Apresentação Comercial em PDF, um e-Book didático e usar infográficos em algumas ocasiões. Criar Material Gráfico promocional, cartões de visita para contatos pessoais e uma papelaria institucional.

Presença Digital

Network

  • Criação de Site
  • Marketing Digital


É fundamenta estar presente nas Mídias Sociais, saber divulgar e impulsionar o seu negócio, produto ou serviço através do Marketing Digital. Mas uma Marca forte também depende de um Site com um bom conteúdo atualizado, responsivo, excelente interface visual, visando a experiência do usuário a fim de passar credibilidade aos Clientes.

Valorize sua Marca! Solicite um orçamento, selecionando quais serviços deseja e informe as necessidades do seu projeto.

Ao final dessa experiência, sua Marca já terá um aumento considerável de valor!