Gestão Estratégica de Marcas
| A Gestão de Marcas (Branding) é um conjunto de estratégias que ajudam a agregar valor à Marca, pensado para criar uma melhor experiência do consumidor com a Marca.
O que é Marca?
Para entender um pouco mais, precisamos definir o que é marca.
“Uma Marca é um nome, termo, design, símbolo ou qualquer característica, que identificam produtos ou serviços, distinguindo um vendedor de outros vendedores.”
American Marketing Association (AMA)
Resumindo, é uma combinação de elementos que tem o propósito de IDENTIFICAR e DIFERENCIAR bens e serviços dos seus concorrentes.
Branding
Branding é a gestão ou organização das atividades que ajudam a identificar e diferenciar uma Marca.
O Branding aplica diversas estratégias para aumentar o Valor da Marca (Brand Equity). Uma abordagem completa compreende:
- Avaliação Financeira,
- Posicionamento,
- Narrativa da Marca,
- Mix de Marketing,
- Naming,
- Elementos da Marca,
- Design,
- Experiência da Marca,
- Proteção Legal e
- Medição do valor da Marca.
Valor da Marca
O Valor da Marca (Brand Equity) representa a capacidade de se obter, com uma marca, resultados melhores do que aqueles que se obteria se o mesmo produto ou serviço não fosse identificado por aquela Marca.
Modelo Customer Based Brand Equity (CBBE) = Valor da Marca Baseada no Cliente. O modelo divide seu processo de execução em seis pilares fundamentais que são dispostos em forma de uma pirâmide: Identidade, Imagem, Desempenho, Sensação, Julgamento e Relacionamento.
Pontos de Contato
A melhor experiência do usuário com a Marca passa pelos pontos de contato, que são situações onde o possível cliente entra em contato com a Marca. Existem diversas maneiras e todas elas são importantes para consolidar a imagem da Marca.
Alguns pontos de contato do negócio com o cliente são: Contato Pessoal, Atendimento por Telefone, Email, Whatsapp, Site, Apps, Mídias Sociais, Anúncios Digitais, Apresentação Comercial, e-Book, Infográfico, Cartão de Visitas, Papelaria e Material Promocional Gráfico.
Áreas de Atuação
Nosso trabalho compreende a elaboração de todos esses pontos de contato. A forpix® divide a Gestão Estratégica da Marcas em 4 grandes áreas de atuação com seus respectivos produtos:
- Estratégia de Marca = Estratégia de Criação, Conteúdo de Valor e Registro da Marca.
- Criação de Marca = Logo, Identidade da Marca e Manual da Marca.
- Design = UX/UI Design, Apresentação Visual e Material Gráfico.
- Presença Digital = Site, Mídias Sociais e Marketing Digital.
Solicite um Orçamento! Ao final de uma dessas experiências, sua Marca já terá um aumento considerável de valor!